2025-2029
Fase de recepção das contribuições da comunidade acadêmica
Período de 01/10/2024 a 07/11/2024

Sumário PDI 2025-2029

Diretrizes institucionais
Missão, Visão, Valores e/ou Princípios
Objetivos estratégicos
1 - Atualizar a Estrutura Organizacional 2 2 - Gestão Administrativa eficiente 27 3 - Avaliação Institucional eficiente 6 4 - Implementar as Políticas de Graduação 36 5 - Implementar as Políticas de Pós-Graduação 9 6 - Implementar as Políticas de Extensão para ampliar a interação entre a Unioeste e a Sociedade 29 7 - Implementar a Política Institucional de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná 5 8 - Atender demandas externas e internas de Ensino a Distância pelo NEADUNI 1 9 - Implementar Políticas de Assistência Estudantil 44 10 - Consolidar as Políticas de Inclusão social 10 11 - Ampliar a Comunicação e a divulgação das atividades da Unioeste 6 12 - Ampliar e Fortalecer Políticas de Gestão de Pessoas 8 13 - Fortalecer a internacionalização 2 14 - Implantar a Gestão de Sustentabilidade 1 15 - Ampliar e adequar a infraestrutura Física e Tecnológica do Campus de Cascavel 13 16 - Ampliar e adequar a infraestrutura Física e Tecnológica do Campus de Foz do Iguaçu 38 17 - Ampliar e adequar a infraestrutura Física e Tecnológica do Campus de Francisco Beltrão 5 18 - Ampliar e adequar a infraestrutura Física e Tecnológica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP 1 19 - Ampliar e adequar a infraestrutura Física e Tecnológica do Campus de Marechal Cândido Rondon 18 20 - Ampliar e adequar a infraestrutura Física e Tecnológica do Campus de Toledo 19 21 - Ampliar e adequar a infraestrutura Física e Tecnológica da Reitoria
Contribuições abertas
Relatórios
Documentos de consulta

Metodologia de trabalho da Comissão do PDI 2025-2029

Contexto

O Plano de Desenvolvimento Institucional foi elaborado para um período de 5 anos, sendo o documento que identifica a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão, visão e diretrizes organizacionais e pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.

Etapas

A apresentação da metodologia de trabalho, utilizada pela Comissão do PDI 2025-2029, segue dividida em 6 etapas, a saber: 1ª Atividades preparatórias; 2ª Atividades de diagnóstico; 3ª Atividades de planejamento; 4ª Atividades de execução e gestão dos trabalhos; 5ª Revisão, formatação e conferência; e 6ª Tramitação.

Essas etapas buscaram assegurar que o processo de elaboração do PDI 2025-2029 fosse conduzido de forma participativa, com a contribuição da comunidade acadêmica, atendendo aos critérios institucionais necessários para sua validação.

1ª etapa - Atividades preparatórias

Esta etapa compreende a constituição da Comissão do PDI 2025-2029, que será responsável pela organização, preparação e disponibilização dos materiais e documentos de apoio necessários para o desenvolvimento dos trabalhos. As ações desenvolvidas nesta etapa foram:

  1. Constituída a Comissão do PDI 2025-2029 pela PROPLAN – Pró-Reitoria de Planejamento a partir da indicação das Unidades, Pró-Reitorias, órgãos de apoio e DCEs da Unioeste;
  2. Feito o levantamento e disponibilização, para a Comissão do PDI 2025-2029, da legislação e normas pertinentes aos trabalhos de elaboração do PDI 2025-2029;
  3. Realizada a análise e familiarização dos documentos vigentes e dos trabalhos previamente desenvolvidos, com o objetivo de organizar e distribuir as tarefas entre os membros da Comissão do PDI 2025-2029;
  4. Definido o cronograma de trabalho da Comissão do PDI 2025-2029, com reuniões quinzenais nos três primeiros meses e semanais na sequência;
  5. Distribuídos os trabalhos entre os membros da Comissão, que consistiram na atualização textual e nos metadados que compõem o documento do PDI 2025-2029;
  6. Realizadas palestras informativas em todas as unidades da Unioeste, abertas a toda a comunidade acadêmica, apresentando a Comissão do PDI 2025-2029, a metodologia e o cronograma de trabalho adotados pela Comissão.
2ª etapa - Atividades de diagnóstico

Nesta fase, a Comissão do PDI 2025-2029 se concentrou na avaliação do PDI 2019-2024 (vigente). Essa avaliação incluiu a análise detalhada do conteúdo do documento, com a identificação de pontos que necessitavam de atualização e complementação, além da revisão dos elementos de planejamento e das avaliações realizadas pela CPA. Foram desenvolvidas as seguintes ações:

  1. Avaliação do PDI 2019-2014 (vigente):
    1. Avaliado o conteúdo textual e os metadados, com o objetivo de identificar e distribuir, aos respectivos membros da Comissão do PDI 2025-2029, as necessidades de atualização e/ou complementação para o PDI 2025-2029;
    2. Avaliado o planejamento estratégico do PDI 2019-2024 (vigente) para definir quais elementos seriam mantidos, excluídos, atualizados ou acrescentados no planejamento do PDI 2025-2029;
    3. III. Análise das avaliações realizadas pela CPA dos objetivos estratégicos e ações constantes no PDI 2019-2024 (vigente), para verificar o cumprimento dos objetivos e ações propostos, pontos fortes e fracos, a efetividade dos objetivos estratégicos e ações, lições aprendidas e melhorias futuras, além de outras percepções;
    4. Observação: Ao analisar a avaliação do PDI 2019-2024 (vigente), ficou claro para a Comissão do PDI 2025-2029 que essa avaliação não seria passível de ser utilizada. Isso se deve não à avaliação realizada, mas aos objetivos estratégicos e ações delimitados no PDI 2019-2024 (vigente), os quais possuem caráter amplo e abrangente, sem a definição de metas e/ou ações complementares passíveis de serem avaliadas, impossibilitando uma avaliação objetiva.

  2. Identificadas as necessidades de melhoria e/ou complementação para o PDI 2025-2029 com base no PDI 2019-2024 (vigente), foi constatada a necessidade de atualização dos organogramas institucionais, complementação do Projeto Político Pedagógico Institucional para dar maior clareza e inclusão da curricularização da extensão, além da construção do planejamento estratégico considerando os seguintes elementos: a) objetivos estratégicos; b) objetivos específicos; c) metas, e; d) ações.
3ª etapa - Atividades de planejamento

Nesta etapa, foram definidos os direcionamentos estratégicos e estabelecido que o planejamento estratégico deve incluir os seguintes elementos: objetivos estratégicos, objetivos específicos, metas e ações, os quais estão definidos a seguir:

  1. Objetivos estratégicos: são declarações amplas que descrevem os resultados desejados a longo prazo, fornecendo uma visão geral do que a instituição espera alcançar como um todo;
  2. Objetivos específicos: são etapas concretas e mensuráveis que contribuem para a realização dos objetivos gerais, sendo mais detalhados e direcionados;
  3. Metas: são indicadores quantitativos que permitem avaliar se um objetivo específico foi alcançado, devendo ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitadas no tempo;
  4. Ações: são as atividades que precisam ser realizadas para alcançar as metas e os objetivos, devendo ser planejadas considerando os recursos disponíveis e as circunstâncias específicas da instituição.

Esta fase foi fundamental para a conclusão da proposta do PDI, mais especificamente em relação planejamento (objetivos, metas e ações), o qual que culminou no maior esforço e tempo despendido pela Comissão do PDI 2025-2029.

4ª etapa - Atividades de Execução e gestão dos trabalhos da Comissão

Nessa etapa, foram realizadas atualizações e complementações de todo o conteúdo do documento, bem como do planejamento (objetivos, metas e ações) que compõe o PDI 2025-2029. O acompanhamento das entregas de cada membro da comissão foi constante, com revisões do cronograma conforme necessário. Um sistema informatizado foi criado para receber contribuições da comunidade acadêmica, e o documento preliminar foi aberto para acolher essas sugestões, sendo monitorado de perto pelos membros da comissão. Nesta etapa, foram desenvolvidas as seguintes ações:

  1. Atualização e complementação de todo o conteúdo do documento, compreendendo as informações textuais e de metadados;
  2. b) Atualizado e complementado o planejamento (objetivos, metas e ações) que consta no PDI 2025-2029, considerando as delimitações realizadas na etapa 3ª atividades de planejamento;
  3. Feito acompanhamento periódico das entregas de trabalhos pelos membros da comissão e, consequentemente, revisões do cronograma de trabalho da comissão quando necessário;
  4. Construído um sistema informatizado para acolher contribuições da comunidade acadêmica e possibilitar o acompanhamento em tempo integral pelos membros da Comissão do PDI 2025-2029;
  5. Disponibilizado o documento elaborado pela Comissão do PDI 2025-2029 para acolher contribuições da comunidade acadêmica de forma representativa, acompanhado pelos membros da Comissão do PDI 2025-2029.
5ª etapa - Revisão, formatação e conferência

Nessa etapa, dedicada à revisão, formatação e conferência, o documento elaborado passou por uma nova rodada de revisão pela Comissão do PDI 2025-2029, levando em consideração as contribuições recebidas da comunidade acadêmica. A comissão, então, concluiu a versão final do PDI 2025-2029, ajustando o texto e integrando as melhorias identificadas. Nesta etapa, foram realizadas as seguintes ações:

  1. Realizar uma nova rodada de revisão e adequação do documento elaborado pela Comissão do PDI 2025-2029, considerando as contribuições recebidas da comunidade acadêmica;
  2. Concluír o documento do PDI 2025-2029 pela Comissão do PDI 2025-2029 para tramitar nas instâncias necessárias na Instituição.
6ª etapa - Tramitação

Nessa etapa, o documento do PDI 2025-2029 foi encaminhado para obter o parecer jurídico da Procuradoria Jurídica (PROJU), passou por revisão ortográfica e gramatical e, posteriormente, foi submetido ao Conselho Universitário (COU) da Unioeste para deliberação e aprovação final, compreendendo as seguintes ações:

  1. Encaminhar pela PROPLAN para parecer jurídico da Procuradoria Jurídica (PROJU), a fim de avaliar as possíveis necessidades de ajustes e/ou correções;
  2. Encaminhar para revisão ortográfica e gramatical por profissional habilitado;
  3. Encaminhar para deliberação e aprovação do Conselho Universitário (COU) da Unioeste;
  4. Encaminhar para diagramação do documento final do PDI 2025-2029.